MULHERES ETERNAS
Este evento foi realizado com o objetivo de dar visibilidade a mulheres que fizeram e fazem a diferença, porém, permanecem anônimas na história brasileira.
O legado dessas mulheres tem beneficiado e inspirado indivíduos, sociedades, ciência, arte e cultura, mesmo que elas não sejam devidamente referenciadas.
Reconhecer a importância de sua contribuição é uma forma de corrigir a indiferença histórica. E essa, certamente, é também uma maneira de evoluirmos para uma sociedade mais igualitária e justa.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
O Ciclo de Conferências Internacionais contou com a presença de de mulheres que são referência quando o assunto é questão de gênero. Para dar espaço e visibilidade, reuniu importantes universidades de diversos países, como o Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (Brasil); Universidad de Sevilla (Espanha); o Instituto de Derecho Internacional Walter Schuking, da Universidad de Kiel (Alemanha); a Universidad de Sabana (Colômbia); Universidad de Córdoba (Argentina); e a Red Latinoamericana de Estudos e Investigaciones en Derechos Humanos y Humanitário.
As palestras destacaram as perspectivas e visões internacionais sobre ações e obras das mulheres do mundo.
Foram 26 conferencistas que abordaram temáticas de relevância contemporânea, como as perspectivas de gênero em direito internacional privado, a situação da mulher nos períodos de isolamento social, feminicídio e violência sexual contra menores, importância da arte na construção da autoestima da mulher, entre outros.
Formato do evento: Foram 4 palestras por dia, com 15 minutos para cada conferencista. Em cada painel foi apresentada uma Mulher Eterna, contemplando:
Sua biografia; Uma pintura do artista Manu Militão; Um poema e uma canção representativos, relacionados com a homenageada.
Mais, cada conferencista teve um desenho digital feita ao vivo pelo artista.
PALESTRANTES
CONHEÇA AS
MULHERES HOMENAGEADAS
Ainda anônimas para a grande maioria das pessoas, essas mulheres foram indicadas por quem as admira e as consideram referência em suas lutas. E são muitas lutas.
Há quem lute contra a violência sofrida pelas mulheres. Ou pelos mais pobres. Há quem se dedique aos idosos, às crianças com cardiopatia ou às pessoas com deficiência. Há quem seja a memória viva dos quilombolas. Há quem se levante todos os dias para lutar pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino. Há quem busque a transformação por meio da economia criativa. Há quem enfrentou todas as formas de preconceito para ter uma educação superior. Todas essas lutas também são nossas. Por isso que homenagear essas mulheres significa homenagear a cada uma de nós.
CONFIRA AS OBRAS
Clique aqui e confira as obras das mulheres homenageadas
MINHA HOMENAGEM
Baixe e imprima o modelo do nosso certificado e use para você homenagear uma mulher que admira e que, para você, é uma MULHER ETERNA.
Publique nas suas Redes Sociais. E não se esqueça de incluir as hashtags do evento: #MulheresEternas #CongressoInternacionalMulheresEternas
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
Mônica Moreira Lopes - Coordenação Geral
Maria Elizabeth Rocha - Coordenação Científica
Célia Cristina Silva - Revisão de Texto
Felipe Castanheira - Produção Executiva
Viviane Lopes - Design Gráfico
Marcos Veloso - Website
Manu Militão - Artista Visual
Roberto Lemos - Redator
AGRADECIMENTOS
Ana Cristina Façanha